segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Rito do Casamento




ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

AS.: Amém!

PR.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!

AS.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

PR.: N. e N., a Igreja participa da vos­sa alegria e vos recebe de coração, assim como a vossos pais, parentes e amigos, neste dia em que, diante de Deus, nosso Pai, ireis firmar entre vós uma aliança para toda a vida. Que o Senhor vos ouça neste dia de tanta felicidade e vos mande o auxí­lio celeste, conservando-vos assim por muito tempo; que ele vos conce­da muitas graças, segundo o vosso coração, e realize todas as vossas aspirações.

AS.:Amém!

OREMOS(pausa): Ó Deus, que desde o princípio santificas­tes misteriosamente a união con­jugal para prefigurar no casa­mento o mistério do Cristo e da Igreja, dai a N. e N. realizar em sua vida este grande sacramen­to. Por nosso Senhor Jesus Cris­to, vosso Filho, na unidade do Es­pírito Santo.           

AS.: Amém!

Liturgia da Palavra

I LEITURA (Gn 2,18-24)

COM.: Este é o momento em que o pão da Palavra vem para nos nutrir e fundamentar nossas buscas. Na lei­tura do livro do Gênesis que vamos ouvir, Deus deseja que o homem, com sua companheira, usufrua de todo o bem e possua vida plena. A única condição é aceitar o projeto divino de vida e fraternidade.

Leitura do Livro do Gênesis. ­
O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele".
Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe-os a Adão, para ver como os chama­ria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. E Adão deu nome a todos os animais domésti­cos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe I uma das costelas e fechou o lugar com carne. Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. E Adão exclamou: "Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e car­ne da minha carne! Ela será chamada 'mulher', porque foi tirada do homem". Por isso, o homem dei­xará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. - Palavra do Senhor.

AS.: Graças a Deus!




EVANGELHO (Mt 7,21.24-25)

COM.: No Evangelho, Jesus nos diz que construir a casa sobre a rocha em viver e agir de acordo com a justiça do Reino, apresentada no Sermão da Montanha. Quem quer construir uma família precisa se estruturar com a solidez que vem do amor de Deus. Cantemos!

Canto

PR.: O Senhor esteja convosco!

AS.: Ele está no meio de nós!

PR.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Mateus.

AS.: Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor' entra­rá no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu I Pai, que está nos céus.
Portanto, quem ouve estas mi­nhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchen­tes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque esta­va construída sobre a rocha". ­Palavra da Salvação.

AS.: Glória a vós, Senhor!

Rito Sacramental

COM.: Para tudo há um tempo, mas quem ama faz a hora acontecer, cons­trói a vida e faz dela uma escola para o aprendizado cotidiano do amor. Agora, N. e N., diante de Deus e da comunidade, celebram o amor e o selam com a graça e o sinal da fé.

PR.: Caros noivos N. e N., vies­tes a esta igreja para que, na pre­sença do sacerdote (do ministro) e da comunidade cristã, a vossa decisão de contrair matrimônio seja marcada por Cristo com um sinal sagrado. Cris­to abençoa com generosidade o vos­so amor conjugal. Já vos tendo con­sagrado pelo batismo, vai enriquecer e fortalecer-vos agora com o sacra­mento do matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro por toda a vida e pos­sais assumir todos os deveres do ma­trimônio.

DIÁLOGO

PR.: N. e N., viestes aqui para unir-vos em matrimônio. Por isso, eu vos pergunto perante a Igreja: é de livre e espontânea vontade que o fazeis?

NOIVOS: Sim!

PR.: Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prome­teis?

NOIVOS: Sim!

PR.: Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?

NOIVOS: Sim!

CONSENTIMENTO

PR.: Agora, convido vocês, coros noivos N. e N., a se darem as mãos e firmarem a sagrada aliança do matrimônio, manifestando publicamente o seu consentimento.

NOIVO:  Eu, N., te recebo, N., por mi­nha esposa e te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

NOIVA: Eu, N., te recebo, N., por meu esposo e te prometo ser fiel, Amar­-te e respeitar-te na alegria e na tris­teza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

PR.: O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus que abençoou os nossos primeiros pais no paraíso confirme e abençoe em Cristo este compromisso que mani­festastes perante a Igreja. Ninguém separe o que Deus uniu!

PR.: Bendigamos ao Senhor!

AS.: Graças a Deus!

BÊNÇÃO E ENTREGA E DAS ALIANÇAS
COM.: O amor desconhece os limites da expressão. É criativo por nature­za. Deixa o coração arder como fogo e festa. Por isso, cria símbolos que vão além da capacidade e interpre­tação das palavras. As alianças que agora serão abençoadas traduzem e expressam para N. e N. o compro­misso recíproco de fidelidade e aju­da mútua.

Se for o caso, entra-se a alianças pela nave, cantando um canto.

PR.: A nossa proteção está no nome do Senhor!

AS.: Que fez o céu e a terra!

PR.: O Senhor esteja convosco!

AS.: Ele está no meio de nós!

PR.: Ó Deus, que fizestes várias ali­anças com os homens através de Noé, Abraão, Moisés, prometendo-Ihes proteção carinhosa e dando-lhes a missão de formar, no vosso amor, o vosso povo, para o nascimento do vosso Filho Jesus Cristo, abençoai agora estas alianças que N. e N. vão usar. Fazei que elas sejam o sinal da promessa mútua de proteção, fideli­dade, amor e uma lembrança contí­nua da missão que receberam de vós de preparar um ambiente humano e cheio de amor para testemunhar a vossa presença no mundo.

AS.: Amém!

O esposo coloca a aliança no dedo anu­lar da esposa, dizendo:
N., recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

A esposa coloca a aliança no dedo anu­lar do esposo, dizendo:
N., recebe esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.


BENÇÃO NUPCIAL.


Os esposos se ajoelham.
PR.: Ó Deus, que, criando o homem à vossa imagem, homem e mulher os criastes para que, unidos num só coração e numa só carne, cumprissem na terra a sua missão: abençoai agora estes vossos filhos, estendendo sobre eles vossa mão protetora. Concedei a N e N. que, pelo sacramento do matrimônio, comuniquem um ao outro os dons do vos­so amor, e, sendo um para o outro um sinal de vossa presença, se tornem um só coração e uma só alma. Concedei-Ihes também que sus­tentem com seu trabalho o lar hoje fundado (e eduquem seus filhos se­gundo o evangelho, a fim de partici­parem, no céu, da vossa família).
Dignai-vos derramar vossas bên­çãos sobre esta vossa filha N., para que, cumprindo a missão de esposa (e mãe), aqueça o lar com sua ternu­ra e o adorne com sua graça.
Acompanhai também, com vossa bênção, este vosso filho N., para que cumpra com fidelidade e solicitude os deveres de esposo.
Enfim, ó Pai celeste, concedei a N e N., que hoje se uniram em vossa presença (e vão se aproximar da me­sa sagrada), a graça de participarem um dia do banquete do céu. Por Cris­to, nosso Senhor.

COMUNHÃO
O Presidente da celebração coloca a Eucaristia sobre o altar e convida para a oração do pai-nos­so Depois, se for oportuno convida to­dos para a saudação da paz, com estas palavras ou outras semelhantes:

PR.: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus!

Em seguida, erguendo a hóstia consagrada diz:

PR.: Felizes os convidados pa­ra a Ceia do Senhor! Eis o Cor­deiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

AS.: Senhor, eu não sou digna de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salva!

CANTO DE COMUNHÃO

OREMOS (pausa): Tendo par­ticipado da vossa mesa, nós vos pedimos ó Deus, que N. e N., unidos em matrimônio, sempre vos sigam e anunciem a todos o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.
                        
AS.: Amém!

BÊNÇÃO FINAL
PR.: O Deus todo-poderoso vos conceda a sua alegria e vos abençoe em vossos filhos!
AS.: Amém!
PR.: O Filho de Deus vos abençoe com solicitude na alegria e na tristeza!
AS.: Amém!
PR.: O Espírito Santo derrame, sem cessar, a caridade em vossos cora­ções!
AS.: Amém!
PR.: E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo!
AS.: Amém


Assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário